Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/ce/a4/foxtime1/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127

Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/ce/a4/foxtime1/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127

Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/ce/a4/foxtime1/public_html/wp-includes/functions.php on line 4228

Warning: fread(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/8/ce/a4/foxtime1/public_html/wp-includes/functions.php on line 4231

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/storage/8/ce/a4/foxtime1/public_html/wp-includes/functions.php on line 4234
Chefe ou Líder? | FoxTime

Chefe ou Líder?

Chefe ou Líder?
10 Feb 2016

Muitas vezes não sabemos como agir: ser como chefe ou líder. Isso nem sempre é problema exclusivo do profissional, mas sim das organizações que por sua vez adotaram o modelo líder quando na verdade sua cultura e seus profissionais são verdadeiros chefes.

Existem alguns fatores nos quais conseguem diferenciar chefes de líderes. Separei quatro nos quais acho mais relevantes.

  1. Autonomia: capacidade de governar-se pelos próprios meios.

Chefe: normalmente esse profissional não tem autonomia em nenhuma de suas decisões, pois é direcionado e ou mandado por alguém.

Líder: tem sua própria opinião e com isso consegue ter autonomia em suas decisões, por mais que elas são decididas juntamente com outras pessoas, tem poder de argumentação fazendo valer na maioria das vezes.

Isso não significa que é uma pessoa intransigente ou algo tipo, mas sim que tem conhecimento do que está falando e se faz merecedor.  Chefes são menos preocupados em se fazer presente.

  1. Respeito: ato ou efeito de respeitar (-se).

Chefe: não consegue o respeito da sua equipe, nem de seus pares, pois não sabe trocar ideias e nem ouvir as pessoas. Apenas impõe, manda ou grita. Não existe respeito onde não há admiração.

Líder: além de ser admirado por sua equipe é também por seus pares. Não impõe ideias, manda e muito menos grita, mas sim consegue envolver todos a sua volta para que atinjam juntos o objetivo em comum.

  1. Entrega de Resultados:

Chefe: para esse profissional o resultado é dele e não de todos, por isso nunca consegue ter êxito. MEU RESULTADO.

Líder: seus resultados são facilmente reconhecidos, afinal além de se envolver no processo ele é conhecedor das tarefas e coloca a mão na massa se necessário. NOSSO RESULTADO

  1. Desenvolvimento de pessoas:

 Chefe: não sabe o que é isso de fato, primeiro por que ele não é desenvolvido, os três itens acima não são trabalhados nele, então como pode repassar. Sem falar que a insegurança e fator fundamental nesse profissional, fazendo com que ele não tenha medo de perder seu cargo e assim não consiga treinar ninguém.

Líder:  para esse profissional se faz necessário o desenvolvimento dele como dos demais. Ele não tem medo de perder o cargo que atua, pois está em busca de novos voos. É desenvolvido o tempo todo.

 

Enfim, chefe ou líder o que vai deixar isso claro é a organização na qual ele está. E por esse motivo que existem ótimos lideres atuando contra gosto nas empresas como chefe.

Em muitas situações se perde bons profissionais, pois eles preferem deixar a empresa do que aturar uma chefia sem freios.

Os chefes não conseguem se preocupar com as pessoas e sim com as coisas que estão a sua volta, já o líder entende que sem as pessoas o processo não funciona.

Chefes querem estar em cima de tudo e não confiam em suas equipes, lideres corrigem as falhas e acompanham o desenvolvimento de seus liderados. O líder tem o prazer de se doar a sua atividade o chefe vê isso como um peso.

Chefes são temidos por sua equipe, líderes são admirados.

Chefes dirigem suas equipes, lideres treinam.

Chefe = tem subordinados

Líderes = tem parceiros

E você, é chefe ou é líder?

 

Share

Cristiane Silva

Pós-Graduada em Gestão Estratégica do Capital Humano, está na Fox Time desde 2004. Iniciou sua carreira como auxiliar administrativo e buscou seu espaço se aperfeiçoando na área e hoje é gestora do Departamento Administrativo e Parcerias. Ela ama música, viajar, filmes e sair com sua família. Segundo sua equipe ela é pró-ativa, criativa, persistente, parceira e focada em seu trabalho. Não sabemos quanto ela pagou para sua equipe dizer tudo isso. O que sabemos é que ela tem muito domínio no que faz e isso fará com que seus conteúdos sejam interessantes.

Comments

  1. André Pacheco Says: February 10, 2016 at 9:21 pm

    Belo texto … Por um mundo com mais líderes e menos chefes :)
    Tenho orgulho da minha lider. Parabéns Cris.

    • Cristiane Silva Says: February 11, 2016 at 11:56 am

      André, esse é o nosso proposito, trazer mais pessoas para esse mundo incrível que e a liderança. Obrigada.

  2. Flaviano Fernandes Says: February 10, 2016 at 9:30 pm

    Gostei. Ás vezes na correria temos atitudes de chefe. É um exercício constante ser um líder.
    Parabéns Cris.
    Abcs!!!

    • Cristiane Silva Says: February 11, 2016 at 11:56 am

      Flaviano, não deixe o reflexo de um dia ruim ou de pessoas a sua volta te fazerem chefe, seja líder sempre. Perfil e personalidade você tem. Obrigada por fazer parte da minha equipe.

  3. Sem comentários para esse excelente texto, eu sem dúvida estou no líder, quero todos ao meu lado e não contra, quando se é líder, realmente os resultados sempre serão nossos, nunca meu apenas.
    É isso.
    Cris, arrebentou no texto!

    • Cristiane Silva Says: February 11, 2016 at 11:56 am

      Mari, você sem dúvidas é uma líder e de personalidade forte, isso faz toda a diferença. Obrigada pelo carinho!!!

  4. Reinaldo Bernardo de Almeida Says: February 10, 2016 at 10:41 pm

    Acredito que meu perfil está mais pra líder, gosto muito de ouvir pessoas que estão ao meu redor, mesmo as que não respondem diretamente pra mim, elas contribuem pra uma melhor estratégia!

  5. Já disse e volto a dizer.. Aprendi demais com você!

    E o melhor.. Continuo aprendendo!
    Excelente texto Cris!

    Você é meu exemplo, e grande parte do meu sucesso profissional vem da sua liderança! Obg!

  6. Cris! Que texto bom!
    Como disseram ai em cima, muitas pessoas acabam tendo atitudes de chefes e se esquecem que tudo próspera, se houver coparticipação de todos!

    Vc é uma otima profissional e tenho certeza que muitos te adimiram!

    Parabéns ;*

  7. Excelente Texto! Por um mundo com menos chefes e mais líderes!

  8. Parabéns Cris pelo texto, muito bem desenvolvido. No meu caso posso dizer que sou uma líder também,sempre estou disposta a trabalhar em equipe e ajudar e nunca mandar ou passar por cima de tudo e de todos…

    • Cristiane Silva Says: February 12, 2016 at 4:41 pm

      Clau,

      realmente é essa a atitude de um líder. Mandar não traz resultado nenhum, além de deixar as pessoas desmotivadas!!!

  9. Thayna Souza Says: February 11, 2016 at 5:08 pm

    Parabéns pelo texto !
    O que mais vemos hoje em dia são chefes !! Precisamos de mais líderes, assim como você é !!
    Parabéns , beijos !

  10. Excelente texto Cris.
    Realmente é essencial saber a diferença entre chefiar e liderar para ser um bom profissional. O mercado precisa de líderes e não de chefes.

  11. Vitor Pons Says: February 12, 2016 at 2:35 pm

    Ótimo texto!!parabéns!!

  12. Texto claro sobre a diferença entre chefe e líder.
    Como colegas de faculdade, você sabe que a minha realidade é totalmente diferente, pois não existe autonomia para o reconhecimento e promoção do profissional.
    Então ser líder é muito mais difícil, porém nesses 26 anos de funcionalismo aprendi muito sendo líder e ensinando meus liderados a buscarem a motivação dentro de cada um e a satisfação no trabalho.
    Assim alcançamos a realização profissional e também pessoal, pois num processo de crescimento a realização é única.
    Parabéns!!!

    • Cristiane Silva Says: February 24, 2016 at 12:22 pm

      Arlete,

      Apesar de não poder atuar diretamente como líder no seu trabalho, seu posicionamento como profissional não deixa a desejar em uma boa “liderança”.
      Fico feliz que tenha gostado do texto.

      Obrigada ;)

  13. Cris,

    Excelente texto.

    Você???

    Com certeza Líder!!

    Parabéns!

  14. Cris, amei o conteúdo!
    Parabéns ;)

  15. Viviane Quintas Says: March 10, 2016 at 8:52 am

    Cris….
    Parabéns pelo texto!!!!
    Mas parabéns mesmo, pela líder que é… Poder me desenvolver profissionalmente a cada dia, tendo como exemplo você é muito gratificante….

    • Cristiane Silva Says: March 21, 2016 at 11:51 am

      Vi, que bom que gostou do texto. Quanto a te desenvolver o mérito é todo seu, pois antes de um líder efetivar um trabalho o liderado precisa estar disposto aprender. Faço meu trabalho como muito prazer.

  16. Aletheia Says: March 23, 2016 at 3:28 am

    Muito bom o texto , precisamos ler constantemente para que não possamos deixar de praticar. Líderes mantém uma equipe saudável e comprometida.

  17. parabéns,excelente texto.

  18. Texto ótimo!!! liderança é um tema sempre atual e de extrema importância para todas as empresas!Bons líderes são sempre inspiradores!!!

    • Cristiane Silva Says: April 6, 2016 at 11:40 am

      Jocelma, bom saber que gostou do texto.
      Concordo com você realmente esse tema sempre será atual, afinal os profissionais precisam estar em reciclagem constate para que os resultados sejam alcançados.
      ;)

  19. ESTE ARTIGO TEM TUDO A VER COMIGO DEIXEI UMA EMPRESA POR CONTA DE UMA CHEFIA QUE NAO TINHA FREIO RS MAIS E A VIDA NE NEM TUDO E PERFEITO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>